sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os dois lados da mesma moeda

Autora: Isabel C. Amin
8ª série
Professora Vandriani H. Botelho
Escola Zilda


                                    
       Não é de hoje que a globalização e suas consequências vem gerando resultados que afetam o mundo inteiro. É muito complicado posicionar a globalização entre "favorável" e "desfavorável" para a população geral. Depende do ponto de vista de cada um. Não há lados errôneos, e sim, prós e contras.

     O que assola os países subdesenvolvidos é a imensa desigualdade social que a globalização traz consigo. Enquanto uns países elevam cada vez mais seu nível econômico, outros ficam à mercê de mais e mais pobreza. A falta de capital os obrigam a formar dívidas externas quase impagáveis, com juros muito maiores que o valor concedido.

     A nova era globalizada tem como vantagem a aproximação de cada canto do planeta. Aparelhos de comunicação, transportes mais velozes, exportações e importações... Tudo isso com um único intuito: unir todos à todos.

     Essa vida urbanizada, que vem tomando conta de tudo, é o maior vilão da natureza. Por nossos pensamentos mesquinhos de querer um bolso farto, que estamos deixando o meio ambiente vazio. E quanto mais inovações em tecnologias, mais extinção de fauna e flora.

     Agora só resta nos conscientizar que a globalização é para o MUNDO, onde as oportunidades devem fluir igualmente à todos, independente de cor, etnia, religião, cultura ou ser vivo...


Isabel C. Amin

Nenhum comentário:

Postar um comentário